• Layout Group

Cuidados com a coluna!


O QUE FAZER PARA NÃO ACABAR COM A COLUNA DURANTE O HOME OFFICE?

Ressignificar, reinventar, rever. Verbos que transitam, nos dias de hoje, mais do que nunca. Transitam inclusive e, talvez principalmente, no ofício e na forma de executá-lo. Trabalhar de maneira remota, em esquema de home office, passou a ser a realidade de muita gente do dia para noite. A mudança repentina, uma das maiores no enfrentamento da pandemia mundial do Coronavírus, trouxe e traz reflexos para corpo e mente. Sem a estrutura e o espaço adequados – como mesa, cadeira – as costas começam a doer mais. A coluna reclama em voz alta. As pernas chiam. A mente também sente dor. A cobrança por uma produtividade igual, quando tudo é diferente, afeta o emocional e gera ansiedade. O corpo, mais uma vez, sofre com o agravamento dos incômodos. Para saber como não acabar de vez com a coluna em tempos de home office e como cuidar da saúde mental, diante dessa nova realidade, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

O home office na sala de casa 

O cenário global mudou. As relações mudaram e o trabalho mudou. Ao ser levado para casa, o trabalho passou a dividir o espaço familiar e muitos profissionais precisaram adaptar o espaço íntimo para o labor. Assim, a mesa de jantar ganhou um notebook e a cadeira da cozinha passou a ser a do trabalho. Tudo precisou ser feito de forma repentina e as estruturas de ergonomia, necessárias para o bem-estar da coluna, foram deixadas para trás. Ficaram no escritório, na empresa. 

O tempo sentado, a falta de pausas e alongamentos e o excesso de ansiedade e tensão refletem em incômodos físicos. Muitas pessoas têm sentido isso na pele, literalmente. As costas doem mais, os ombros pesam, as pernas começam a formigar e o pescoço irradia tensão. O que fazer diante dessa situação? Como se adaptar melhor no home office para evitar esses males todos? 

Dor na coluna: uma das condições de saúde mais prevalentes 

Antes de apresentar aqui algumas atitudes e adaptações que podem melhorar a qualidade do home office, alguns dados sobre a incidência de dores na coluna no Brasil. Mesmo muitos antes da pandemia de Coronavírus, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2008, as dores da coluna (cervical, torácica, lombar e pélvica) já eram apontadas como a segunda condição de saúde mais prevalente do Brasil (13,5%). A questão aparece entre as principais patologias crônicas identificadas por profissionais de saúde, superadas apenas pelos casos de hipertensão arterial (14%). Esse quadro, no entanto, pode ser agravado, hoje, se medidas de cuidado com a coluna não forem tomadas enquanto se trabalha de casa. 

Então, o que fazer para não acabar com a coluna no home office?

  • Prepare o ambiente 

Escolha um cômodo da casa para a rotina do trabalho. Caso seja possível, escolha um local com menos interferências – como a televisão, por exemplo. Arrume uma mesa na qual posso montar um mini escritório com os itens que utiliza em sua rotina.

  • Ajuste a altura da mesa e cadeira 

A preocupação com a ergonomia é fundamental para os cuidados com a coluna. 

Para isso, é preciso considerar e estar atento à altura da mesa e cadeira e apoio dos pés e dos braços. 

A altura das mesas, geralmente, é em torno de 70 cm. Assim, tente organizar da seguinte forma: cotovelos devem ficar flexionados – em um ângulo de 90º – e de 3 a 4 cm abaixo do nível da mesa. Já os antebraços precisam de um espaço para ficarem apoiados sobre o tampo.

Em relação à cadeira, é importante que os pés fiquem completamente apoiados. Para ajudar, é possível adaptar um suporte para eles – com livros, banquinhos baixos ou caixas de madeira. A cadeira, para gerar mais conforto, ajudar na postura e aliviar a coluna, precisa ter entre 47 e 57 cm de altura.

  • Não descuide da postura 

Por estar em casa, pode haver uma tendência maior em relaxar a postura, trabalhar na cama ou até mesmo com o computador no colo, deitado no sofá. Tudo isso gera mais dor e maiores danos à coluna, inclusive doenças – como hiperlordose, escoliose e hipercifose.

Por isso, não descuide da postura no home office. Sente-se corretamente, apoiando as costas no encosto da cadeira e pernas no ângulo de 90º. Tente deixar a coluna sempre ereta, assim como o pescoço.

  • Ajuste a tela do computador ou notebook  

Se está trabalhando de casa com o notebook da empresa ou com um monitor adaptado, lembre-se de ajustar a altura da tela de maneira que ela permaneça na altura da linha dos olhos. É possível fazer o ajuste com livros e caixas. A distância da tela deve ser de, aproximadamente, um braço do corpo, já na posição sentado. Caso seja possível, no caso do uso de notebooks, providencie mouse e teclado. 

  • Faça pausas ao longo do dia 

Ficar muito tempo sentado agrava as dores nas costas. Então, a orientação é, a cada três horas trabalhadas, pare por cinco minutos. Faça uma caminhada, alongue-se, estique o corpo, movimente-o. Para não esquecer, coloque um despertador. 

FONTE do texto: https://movimentoesaude.com.br/o-que-fazer-para-nao-acabar-com-coluna-home-office/

Tudo isso ajuda na prevenção das dores. Não podemos esquecer que logo voltaremos - ou até já voltamos - ao nosso local de trabalho e a LAYOUT MEDIC oferece os melhores produtos para que você se sinta confortável, sem dores, pensando no seu futuro e na qualidade de vida.  Acesse a nossa LOJA ONLINE para adquirir nossos produtos com condições super especiais.